Palestrantes

Augusto Nunes

Jornalista

Jornalista, foi redator-chefe da revista Veja e diretor de redação dos jornais O Estado de S. Paulo, Zero Hora, Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil e das revistas Forbes e Época.  Atualmente é colunista da Revista VEJA. Atua também como apresentador do programa Roda Viva, da TV Cultura, e do programa O Livre, da Band MT. Também é colunista da Rádio Jovem Pan. Escreveu o livro Minha Razão de Viver –  Memórias de Samuel Wainer. Ganhou cinco vezes o Prêmio Esso de Jornalismo.

Antônio Tardivo

Gerente de Produto Óleos e Químicos

quantiQ

Engenheiro Químico pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz, com Pós-Graduação em Marketing pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Possui 21 anos de atuação na área comercial da quantiQ Distribuidora Ltda (a maior distribuidora de produtos químicos do Brasil), sendo cinco anos como Gerente de Produto para Óleos e Químicos.

Claudio Silva

Diretor

LubeKem

Engenheiro de Produção formado pela Escola Politécnica da USP. Sua experiência de mais de 26 anos nos mercados de lubrificantes, óleos básicos & óleos especiais, química & petroquímica e petróleo & combustíveis fez com que fundasse a LubeKem, empresa na qual atua como CEO. Atuou em empresas como: ABB, Oxiteno, Arinos Química, Chemax Brasil, APPL, Grupo Inversiones Mundial.

Diogo Valério

Especialista em Regulação 

ANP

Possui Graduação e Mestrado em Economia pela UFF e MBA em Logística e Supply Chain pela FGV. Especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo. Assessor técnico da equipe de Movimentações, sendo responsável pelos produtos: Etanol, Lubrificantes, Gasolina, Diesel, GAV e QAV.

Eduardo Lima

Especialista Técnico em Lubrificantes

DOW

É licenciado em Química Tecnológica (Faculdade de São Bernardo), Especialista em Gestão de Projeto de Produto (FEI) e mestre em Química Tecnológica (UFSCAR). São mais de 12 anos de experiência em Pesquisa e Desenvolvimento. Atua na DOW desde 2008, atualmente na divisão de Poliglicóis, Surfactantes e Fluidos, para o mercado de lubrificantes no Brasil e América Latina. Possui publicações e trabalhos em periódicos e congressos de âmbito nacional.

Fabio Gama Duran

Executivo de Contas

MQL MAPAL

Engenheiro Mecânico, atuou por 10 anos na unidade Power Train da Honda Automóveis (usinagem de motores e Controle e Projetos). É engenheiro de aplicação da Mapal desde 2012. Fez treinamento de sistema MQL na Alemanha. Oferece atendimento técnico e comercial para clientes, como Volkswagen, EMBRAER, Weg Cestari, CBI. Participou da implementação do Motor EA211 da VW, usinagem do Bloco e Cabeçote com sistema MQL, usando 85% de ferramentas Mapal.

Fabio Silveira

Economista Sócio-Diretor

MacroSector

Mestre em economia pela Universidade de Grenoble (França) e pós-graduado pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais e de Desenvolvimento de Genebra (Suíça). Economista formado pela USP. Foi superintendente de investimentos do Unibanco, sócio-diretor da RC Consultores e coordenou as áreas de Análise Macroeconômica e Setorial das principais consultorias do país. Foi controller e estrategista da Elf Brasil e economista da Coopersucar e Senai.

Gerson Luis Storck

Gerente de Logística

Indústria Petroquímica do Sul

Graduado em Estatística pela UFRGS e pós-graduado em Gestão da Qualidade pela ULBRA. Atualmente é gerente de logística da Indústria Petroquímica do Sul e membro do Conselho Fiscal do SINDIRREFINO. Atua há mais de 25 anos no gerenciamento de grandes empresas de transporte coletivo de passageiros, transportadoras e indústrias.

 

.

Giancarlo Roxo

Gerente de Contas e Técnico de PIB LATAM

Braskem

Formado em Engenharia de Materiais Poliméricos pela UFSCar, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e MBA e em Sustentabilidade pela FIA. Está na Braskem há 13 anos e há dois anos é o responsável técnico pelo PIB Braskem, no segmento de lubrificantes.

 

.

Guilherme Franco Montoro

Chefe do Departamento Regional Sul

BNDES

Economista e mestre em economia pela FEA/USP. Funcionário do BNDES desde 2004, onde trabalhou nas áreas de comércio exterior, economia solidária. Atualmente, é chefe do Departamento Regional Sul, em São Paulo.

.

Gutenberg Oliveira Souza

Regional Tyre & Adhesives Sales Manager

NYNAS

Há 10 anos na empresa, envolveu-se com a promoção dos óleos minerais de baixos teores de PAHs nas diversas indústrias. Entre elas, a de pneumáticos e borracha, que são as áreas mais afetadas pelas legislações, que impõem a extinção do uso dos óleos plastificantes de altos teores de PAHs. Dessa forma, ajudou a consolidar a liderança da Nynas como empresa que oferece as melhores soluções em óleos especiais de alto grau de refino.

Hiroshi Sakata

Gerente Técnico

DIC CORPORATION

Ildo Sauer

Professor Doutor

INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE – IEE/USP

É engenheiro (UFRGS), mestre em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético (UFRJ), doutor em Engenharia Nuclear (MIT) e Livre Docência (USP). É Professor Titular da USP há 26 anos e atual Diretor do IEE USP. Foi Diretor Executivo da Petrobras, sendo responsável pela Área de Negócios de Gás e Energia, onde consolidou e expandiu os segmentos de gás natural, de fontes renováveis, de biocombustíveis e geração e comercialização de energia elétrica.

João Ponchio

Business Head – Lubricants & Plastics

IMCD Group

Economista, pós graduado em Logística, pela PUC, Petróleo, Gás e Biocombustíveis pela FIA, e MBA em Gestão de Negócios pela FAAP. 13 anos de experiência no mercado de lubrificantes e distribição de produtos químicos em grandes empresas do setor. 4 anos na IMCD Brasil, atualmente como Head de Plásticos e Lubrificantes para o Brasil.

Laércio Munhoz

Diretor de Comércio Exterior

Câmara Mercosul

Economista com atuação em COMEX. Desde 1973 é Árbitro de Comércio Internacional; Despachante Aduaneiro; Professor Universitário; Coordenador de M.B.A. Logística na UNIP (Campus Tatuapé); Diretor de COMEX na Câmara de Comércio do Mercosul e União Latino América; Mestre em Logística da Produção; Especialista em Logística Internacional; Palestrante em logística e COMEX.

Marcília Amorim Finzi

Pós-doutoranda FEMEC/UFU

 UFU – Universidade Federal de Uberlândia

Bi-doutora (engenharia mecânica e microbiologia) e Pós-doutoranda em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia em linha de pesquisa dedicada ao estudo de desempenho de fluidos de corte contaminados.

Mauricio Portella

Sales Representative Lubrication Technology

Bielomatik

Engenheiro em Processo de Produção e Técnico Mecatrônico. Esta há seis anos na Bielomatik, onde atua como gerente comercial da empresa italiana, com comercialização em sistemas lineares e retificadoras planas CNC.

Mehdi Fathi-Najafi

Coordenador Técnico Sênior

NYNAS

Mestrado e Licenciado em Engenharia Química pela Chalmers University of Technology de Gotemburgo, na Suécia. Possui mais de 20 anos de experiência em óleo base e indústria de graxa lubrificante. Se juntou ao Departamento de Suporte Técnico e de Mercado da Nynas em 2008, tendo como principal função apoiar a indústria global de lubrificantes e graxas.

Nelson Pereira

Presidente

Vice Presidente

SINPROQUIM

FIESP

Engenheiro metalurgista, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e graduado em Economia e Administração. Mais de trinta anos de experiência nas áreas petroquímica e fertilizantes. É empresário nos setores agro florestal e logística. Atualmente, é Presidente do SINPROQUIJM, Vice-Presidente e Diretor Titular do Departamento de Meio-Ambiente da FIESP, Membro do CONSEMA/SP e do Conselho Diretor da ABIQUIM.

Nicolas Frizon

Industry & Automotive Technical and Sales Manager

NYCO

Formado na Academia Química em Cagliari (Itália) é engenheiro químico pela Universidade Politécnica de Turim. Foi assistente de Gerente de Produção e Laboratório de P&D do Grupo SISAS e da Eingeman & Veronelli; gerente local de lubrificação (IMCD Italia Spa); gerente internacional e coordenador do INEOS Oligomers e diretor do Lube Business (IMCD Grupo). Atualmente, é gerente técnico/ vendas da NYCO, com lubrificantes especiais e ésteres sintéticos.

Nilton Torres de Bastos Filho

Diretor Executivo

Lubrasil

Engenheiro mecânico pela Escola Politécnica da USP e MBA pela NYU (Stern School of Business), foi engenheiro de planejamento na Mercedez Benz do Brasil (Montagem e Teste de Motores). Atuou como consultor de estratégia empresarial dos grupos Klabin, Abril Editora e Tam e diretor Industrial na empresa Portobello, onde agora é conselheiro. Foi conselheiro da CELESC e, atualmente, é sócio/diretor de operações da Lubrasil Lubrificantes.

Paulo Roberto Matos

Especialista em Regulação

ANP

 

Petter Lohmann

Engenheiro de Aplicação

AVIA BANTLEON

Doutor em Biologia pela Universidade de Ulm (Alemanha). Post-Doc na Charité, Berlim. Cientista da ANU, Canberra, Austrália. Desde 2014 atua no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Hermann Bantleon GmbH no desenvolvimento de métodos de teste, referentes à biodegradação de lubrificantes e como engenheiro de aplicação de lubrificante refrigerante.

Renato Rodrigues

Supervisor de Vendas Latam

GF MACHINING

Possui 20 anos de experiência na área industrial e de usinagem. É gestor de negócios internacionais, tendo trabalhado em empresas como: ThyssenKrupp, Blaser Swisslube, DMG Mori, Mazak e GF Machining Solutions

Ricardo Neves

Diretor Executivo

SINPROQUIM

Formado em Engenharia Mineral (Escola Politécnica/USP), com Mestrado em Engenharia pela EPUSP e MBA em Administração na Bunge. É habilitado e certificado como Conselheiro de Administração pelo IBGC. Exerceu cargos de Conselheiro de Administração nas empresas Fosbrasil, HSBC Fundos de Pensão e Engedep, tendo sido Presidente do Conselho da Fosbrasil. Coordenou trabalhos de desenvolvimento estratégico, consultoria organizacional e de gestão de negócios.

Richard Rotherham

Diretor Global da Unidade de Negócios de MWF

TROY

Diretor da Unidade de Negócios de Fluidos de Metalurgia do Troy Corporation, desde 2001, atuou com Microbiologista Industrial. Com mais de 40 anos de experiência com Antimicrobianos, foi gerente de mercado de biocidas da Sterling Drug, eu se fundiu com a Troy Corporation. É membro da Society for Applied Microbiology, da Sociedade de engenheiros de Tribologia e Lubrificação e da ASTM E34.50 (Comitê de Saúde e Segurança dos Fluidos de Metalurgia).

Roberto Saruls

Latin America Industrial Segment Manager

Lubrizol

Engenheiro Químico (UERJ), MBA Marketing (PUC-RJ) e mestrado em Processos Industriais (IPT-SP). Possui 30 anos de experiência no mercado Industrial, tendo liderado as áreas de P&D, MKT, Engenharia & Business Development. Atualmente, é Gerente de Negócios Industrial da Lubrizol para América Latina.

Rodrigo Custódio

Principal

Roland Berger

Diretor das áreas Automotiva e Industrial para a Roland Berger na América do Sul. Possui 10 anos de experiência industrial, e oito de consultoria. Desenvolveu projetos em países das Américas, Europa e Ásia, que incluem estratégias de crescimento, eficiência operacional, e inovação dentro do cenário da digitalização, além de novos conceitos de mobilidade. É engenheiro mecânico pela Unicamp e MBA pela IE Business School (Madrid).

Ruth Keiko Kuriyama

Gerente Técnico de Aplicações LATAM

ANGUS

Engenheira Química pela UNICAMP, com sólida experiência em pesquisa, desenvolvimento e gerenciamento de projetos. Conhecimento adquirido, nos últimos 19 anos de trabalho, nas indústrias química e de consumo, como: Unilever, Dow e Cargill. Atua em segmentos como, plásticos, tintas, revestimentos, cuidados pessoais e lubrificantes. Atualmente, é gerente técnica do Centro de Aplicação Técnica da ANGUS, localizado em São Paulo/Brasil.

Sergio Luis de Jesus

Fiscalização

ANP

Sergio Rebelo

Diretor

Factor – Kline

Bacharel em Administração de Empresas (FGV), com MBA pela EAESP/FGV Brasil e One MBA (Kenan-Flagler Business School); EGADE (Tecnológico de Monterey/ Graduate School of Business Administration); Erasmus School of Business/Rotterdam School of Management and The Chinese University of Hong Kong. É membro do Beta Gamma Sigma Society e sócio-diretor da Factor-Kline, sendo responsável por todas as atividades de consultoria e relações com os clientes.

Simone Quattrone

Coordenadora Técnica  Performance Products Brasil

HUNTSMAN

Engenharia química pela Faculdade Oswaldo Cruz e pós-graduada em Gestão da Qualidade e Ciências Toxicológicas. São 15 anos de experiência em laboratório de desenvolvimento, assistência técnica e controle de qualidade na Fuchs do Brasil. Há mais de três anos é Coordenadora Técnica da Huntsman Brasil, responsável pelo laboratório de assistência técnica no segmento de metalworking, coating, mineração, perfuração de petróleo, poliuretanos, entre outros.

Shana McCabe

Global Business Manager – Lubricants

Ingevity

Mais de 20 anos de experiência em Desenvolvimento de Negócios. Graduada em Economia na Universidade de Illinois e pós-graduada em Gestão na Universidade de Washington. Sua experiência tem sido chave no crescimento do Negócio de Lubrificantes na Ingevity, em aspecto global, nos últimos quatro anos. Também atua na direção da Sociedade de Tribologia e Engenharia de Lubrificantes (Filadélfia), onde foi premiada por três anos seguidos pelo melhor trabalho.

Vinicius de Medeiros

Diretor Técnico Comercial

AVIA LUBRISINT

Engenheiro Químico e Administrador de Empresas, atua no mercado de lubrificantes especiais e produtos químicos há mais de 25 anos. Possui experiência em aplicações e soluções e tem baseado sua carreira em servir aos clientes, sempre com grande expertise e total disponibilidade e confiabilidade. Atualmente, coordena a empresa em seus projetos e planos de expansão.

Wagner Roberto de Carvalho

Gerente de Serviços Técnicos

LANXESS

Engenheiro Químico (UFMG) e Especialista em Direito Ambiental (UNIMEP). Atuou com P&D na formulação de emulsões e polímeros, vendas técnicas, Gerente Químico de Fluidos de Processo e Lubrificação, Diretor Técnico de Consultoria para redução no impacto ambiental através da otimização no uso de Fluidos de Processo e Lubrificantes, Gerente Técnico América do Sul. Atuação nos últimos 25 anos, nas empresas Petrobrás, Castrol, Quaker e Chemtura.

Walter Françolin

Diretor Executivo

SINDIRREFINO

Advogado, com curso de especialização em Direito Ambiental e Diretor Adjunto do Departamento de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Zilda Maria Faria Veloso

Diretora de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos

Ministério do Meio Ambiente

Também é analista ambiental do IBAMA, tendo se formado em arquitetura (UFRGS) e mestrado em Planejamento Urbano (Universidade de Brasília). É pós-graduada na área de Planejamento Ambiental (República Federal da Alemanha). É responsável pela coordenação de programas de gerenciamento de qualidade ambiental, resíduos perigosos e áreas contaminadas no Ministério do Meio do Ambiente; é Conselheira representante do CONAMA.